A Pele
A dúvida da eternidade e o desejo da sua existência me instigam a pensar sobre quem somos, sobre o que estamos fazendo e o que faremos aqui, pois não há dúvida sobre o mistério “deste lugar” onde atualmente nos encontramos.
Sabemos que o caráter primitivo indica a produção dos seres pela terra. Então como esquecer que a Terra é a substância universal, é a matriz que concebe as fontes, os minerais, os metais?
Que é a mãe que alimenta permitindo-nos viver de sua vegetação?
Das inefáveis árvores simbióticas, cosmo vivo em perpétua regeneração?
Antagonicamente devastações, queimadas de florestas e o vigor do planeta vivo pontuam cicatrizes abertas de um planeta submetido e que também viceralmente submete-nos… mas tem um preço, precisa dos mortos (eterna transformação) para alimentar a si mesmo… tira-lhe o alimento, ele se negará a provê-lo e para nosso infortúnio sua casca endurecida e craquelada será a herança para os próximos séculos.
Nessa exposição eu pontuo “A PELE” como uma reverência à vida. A pele do corpo e a pele do planeta, essas geologias coloco-as como análogas, tanto uma quanto outra carecem de cuidados, de respeito!
Expô-las, estudá-las, compará-las, mimetizá-las permite compreensões… Qual a diferença da pele que nos circunda e a pele da terra que pisamos? A meu ver, o tamanho, o espaço-tempo, ambas circundam, ambas protegem, ambas estão vivas!
Na minha pele percebo de imediato o trato ou mau trato que a exponho: o Sol em excesso ou o carinho de um afeto.
Vejo a resposta porque enxergo num olhar; sinto porque sou feita de centro, de núcleo.
Percebo a pele da terra do mesmo jeito porque ela também reage… a diferença está no tempo em que percebo sua interação.
A pele do corpo e a pele do planeta são muito parecidas – têm estruturas orgânicas, químicas, espaços, ramificações: fundem-se, complementam-se, brotam-se e se fazem pó!
Neste aspecto, pretendo destacar principalmente o sagrado, apresentando como simulacro, de forma metafórica e também real a pele que nos circunda e a pele do manto terrestre que pisamos…
E como num chamado, artistas de vários segmentos da Arte tangem com interferências a exposição em cinco dos nove espaços: “A Pele”, “Os Quatro Apocalípticos”, “Floresta”, “Catarses” e “Piso” pontuando a reflexão pungente sobre a existência.
Pois como num recanto secreto o conceito da exposição é o de instigar e suscitar no outro questionamentos sobre a mágica da vida.
Assim, a arte entra em cena para registrar o seu tempo de uma forma difusa, simples e sincera.
Albertina Prates
Ficha Técnica da Exposição
Presidência da Fundação Catarinense de Cultura (até janeiro de 2017): Maria Teresinha Debatin
Presidência da Fundação Catarinense de Cultura: Rodolfo Joaquim Pinto da Luz
Diretoria de Administração: Sidneya Gaspar de Oliveira
Diretoria de Difusão Artística: Mary Elizabeth Benedet Garcia
Administração do Museu de Arte de Santa Catarina (até março de 2017): Isac Nascimento
Administração e Curadoria Geral do Museu de Arte de Santa Catarina: Josué Mattos
Curadoria Adjunta e Coordenação de Ação Educativa: Edina De Marco
Projeto Expográfico: Albertina Prates
Produção: Studio de Ideias
Design Gráfico: Arturo Valle Junior
Artistas convidados que interferiram na exposição: Adriana Maria dos Santos · Carlos Roberto Nascimento de Oliveira (Bebeto) · Denilson Antônio · Elke Otte Hülse · Fabiana Machado Didoné · Fábio “Duke” Orleans · Fernando Albalustro · Flávia Fernandes · Francine Faraco · Gelsyr Ruiz · Lena Costa · Luciana Petrelli · Luciane Garcez · Marcoliva · Maria Lydia Fiaminghi · Maria Selenir Nunes dos Santos (Sela) · Marinela Goulart · Martha Ozol · Meg Tomio Roussenq · Nani Eskelsen · Nelson Teixeira Netto · Neno Brazil · Patrícia Amante · Patricia Di Loreto · Paulo Burani · Pedro Driin · Rafael João Rodrigues · Roberto Rita (Ro Rita) · Rosana Bortolin · Sandra Cavallazzi · Sara Ramos · Simone Michielin · Viviany Amorim
Participação: Escola Dinâmica
Montagem Expográfica: Anézio Antônio Ramos, Sérgio Adoffo Guint
Iluminação: Edimar Nascimento, Maurício Pereira
Assessoria de Imprensa: Letícia Kapper
Ficha Técnica do Catálogo
Projeto editorial e Coordenação: Albertina Prates
Projeto gráfico e Edição de imagens: Fernanda do Canto
Texto de apresentação: Rosângela Cherem, Eneléo Alcides
Texto de abertura da exposição: Albertina Prates
Texto de geologia e arte: Fernando Jacques Althoff
Poema: Osvaldo João Pereira Filho
Revisão de texto: Rosângela Cherem, Fernanda do Canto
Fotografia: Aira Junges, Paula Borges Reis, Volo Filmes & Fotografia
Gráfica: Copiart
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